Um acontecimento raro

Julgamento em Três de Maio – Além da enorme quantidade de questões e processos, em que diuturnamente atuei a favor do Botafogo E. C. na Federação e no Tribunal, houve um fato que chamou a atenção de todos: com o apoio do meu amigo Roque Edison Redel, consegui que, na cidade de Três de Maio , houvesse o julgamento de problema envolvendo aquela agremiação e, numa iniciativa pioneira , os juízes deslocaram-se para o interior.

O Jornal “A Integração”, de 16 de agosto de 1975, anunciava na primeira página: “ Justiça Disciplinar Desportiva estará em Três de Maio dia 23” e informava: “A Junta Disciplinar Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, que trata dos amadores, acolheu o convite do Botafogo E. C. e já marcou uma sessão extraordinária dia 23 do corrente, nesta cidade.”

O mesmo Jornal, porém no 23 de agosto de 1975, dia do julgamento, mencionava com outra manchete: “Três de Maio _ Capital do Esporte” e dizia entre outros pormenores:

“É anunciada a presença da Justiça Desportiva em Três de Maio em pleno sábado”.

“A vinda da Justiça Desportiva é coisa inusitada. É inédito. Nunca antes desportistas três-maienses nenhum vira pisar aqui algém da FGF para julgar o que quer que seja”.

“É um acontecimento dos mais interessantes. Aqueles que quiserem ver poderão assistir a um julgamento do tribunal esportivo . Será um acontecimento que vai despertar muita curiosidade e, já agora , sabe-se que haverá grande ocorrência de público”.

Concluiu o Jornal:

“Agora já querem chamar Três de Maio de “Capital do Esporte”.

“Não carece”.

O referido jornal, em sua edição de 30 de agosto de 1975, relatando os julgamentos, começou com uma manchete de primeira página: “Junta Disciplinar Desportiva em Três de Maio. Um fato histórico”. E continuou: “ Pela primeira vez na história futebolística de Três de Maio a junta Disciplinar Desportiva, da Federação Gaúcha de Futebol, deslocou-se até esta cidade . Aliás, isto é muito raro acontecer em qualquer cidade do interior”.

“ O trabalho da Justiça Desportiva deve ser elogiado pelo seu excelente trabalho, já que agradou gregos e troianos, e podem estar certos de que não foi outra a inteção dos magistrados do desporto que para cá se deslocaram: restabelecer as boas relações das equipes locais. Ao certo, não vieram para agradar, mas desenvolver um trabalho extremamente meticuloso e de difícil posicionamento. Conseguiram o seu intento, porque todos bateram palmas no fim”.

“ Conforme o pronunciamento do Dr. Carlos Freire Hoffmeister (Irmão de Rubens Freire Hoffmesiter, Presidente da Federação), os membros da Junta Disciplinar Desportiva ficaram profundamente impressionados pela motivação que o julgamento refletiu em Três de Maio e região, especialmente pela ótima conduta do maciço público que lotou as dependências da Câmara Municipal de Vereadores no Palácio Municipal”.

“ Pelo Botafogo E. C., destacaram-se o Dr. Roque Edison Redel e o Sr. Egon Heinsch, Procurador do Clube junto à Mater Gaúcha”.


Extraído do livro – Três de Maio Um Pouco de Sua História

Autor: Egon Theophilo Heinsch

Colaboração de Guido José Cassol

  ©Template by Dicas Blogger.