Lembranças, fatos e acontecimentos dignos de registro

Botafogo Esporte Clube
Três de Maio Rio Grande do Sul
CNPJ: 89.921.415/001-01
1960 –
Fundação do Botafogo E.C.
Diretoria:
Presidente de honra vitalício: Dr. Brutus Portinho Nessi
Presidente: Marcelino Cassol
1º Vice-Presidente: Osvaldo Fleck
2º Vice-Presidente: Edgar Hentschke
1º Secretário: Arduino Raymundo Dalsenter
2º Secretário: Arnoldo Bogo
1º Tesoureiro: Adolfo Becker
2º Tesoureiro: João Sabino Bonfada
Diretor de Futebol: Dari Simm
Técnico: Eduardo Weinberg
Guarda Esporte: Relindo Dahlen
Conselho Fiscal:
Presidente: Aquiles Antônio Machado
Membros:
Nélson Cereser, Arnoldo Willig, Arlindo Bonamigo, Lindolfo Rodenbusch e Dr. Harry Krebser.
Importante lembrar!
O início das atividades da dupla futebolística mais famosa do interior do estado do RS, Botafogo E.C. e Oriental F.C., fora marcada inicialmente, pelo denominado “dia do futebol”. Antes das realizações dos campeonatos da cidade, eram realizados dois clássicos, um no estádio da Baixada de propriedade do Oriental e o outro no Estádio Municipal, uma vez que na época, o alvinegro não possuía estádio próprio.
O 1º Botal foi realizado no estádio da Baixada. Vitória do Oriental pelo escorre mínimo. Gol do centroavante Venenoso. Aqui um pequeno detalhe dito ainda hoje pelos dirigentes da época: “esse gol foi ilegal, uma vez que fora feito com a mão”.
O 2º Botal foi realizado no estádio Municipal. O resultado foi um empate em um tento para cada lado. O gol do glorioso e, por conseqüência, o autor do primeiro gol da história do Bota, foi do ponteiro esquerdo Jesus Maria Gonçalves da Silva. Grande JESUS, o jogador mais velho ainda vivo, egresso da cidade de Ijuí. O atleta Tatata marcou para o alviverde.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1962 –
No dia 17/06/1962, o Botafogo E.C. conquistou o seu primeiro título de Campeão Municipal, vencendo o Botal pelo escorre de 3 x 1. O presidente da primeira diretoria e do primeiro título, foi o Sr. Marcelino Cassol.

1965 – Títulos: Juvenis - Campeões Municipal
Titulares - Tri Campeões Municipal (Ata nº 13 de 05/03/65).
- Tetra Campeões Municipal (Ata nº 20 de 19/07/65)
CAMPEÃO ESTADUAL AMADOR DO RS, em Palmeiras das Missões. Presidente: Arnildo A. Stein. Treinador: Marcelino Cassol.

Feliz aniversário! Conforme Ata nº 14 de 12/03/65, por indicação do presidente Arnildo A.Stein, “um pedido para registrar em ata, o aniversário da Rainha do Botafogo E.C., a srta. Nelsi Schardong, ocorrido no dia 10 p.p, filha do sr. Edvino Schardong, grande colaborador de nosso clube e da sra. Verena Schardong. A diretoria do Botafogo E.C. expressa aqui, suas congratulações e votos de felicidades a gentil aniversariante”.
Obs: A Ata nº 20 de 19/07/65, relata que “diversos assuntos foram debatidos, principalmente sobre a realização de churrasco e baile da vitória do Tetra campeonato, conquistado pelo Botafogo E.C. em data de ontem, nada porém, ficou deliberado a respeito, ficando para uma próxima sessão”.
Já a Ata nº 21 de 27/07/65, consta que “foi discutido a realização do churrasco e baile da vitória do Tetra campeonato da cidade. Ficou acertado a data de oito de agosto de 1965 para o churrasco, ao meio dia, e aos quatorze de agosto o baile, no galpão do Centro de Tradições Tropeiros do Buricá”.
De outra parte, a Ata nº 22 de 13/08/65 relata que “após uma palestra do senhor Presidente com os atletas e para os atletas, foi distribuído o chamado “bicho”, sendo que receberam os seguintes, cada um a importância de Cr$ 40.000,00 (quarenta mil cruzeiros): Jorge, Gaúcho, Lali, Pé de Aço, Tigrinho, Orlando, Chico, Clóvis, Mário Dick, Wildemar Casali, Branco, Olívio, Camilo, Nery, Flávio, Cáu, Zamberlann e o técnico Zaio”.

1967 – BI-CAMPEÃO ESTADUAL AMADOR DO RS, em Campo Bom. Presidente: Osvaldo Fleck. Treinador: Marcelino Cassol.


1968 -
Conforme Ata nº 35 de 15/12/67, que elegeu a nova diretoria, tendo como
presidente o sr. Arnaldo Lângaro, ficou decidido o seguinte: “A seguir o presidente propôs que fosse realizado um churrasco de confraternização pela posse da nova diretoria eleita. A idéia foi aprovada e marcado o dia 19 de dezembro tendo por local o Salão Paroquial, no horário das 21 horas. O sr. João Schebella propôs que fosse criada a “Ala Feminina”, que assim se encarregava sempre dos trabalhos de organização de festas. O presidente ainda pediu que se oficiasse ao sr. Arthur Nagel, presidente do Oriental F.C. e ao sr. Vitalino Fasolo, vice presidente , comunicando a posse da nova diretoria, e convidando os mesmos para o churrasco festivo”.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1969 -
De acordo com a Ata nº 37 de 19/11/68, que escolheu a nova diretoria para o exercício de 1969, fora a primeira vez e única, que aconteceu o registro de quatro (4) chapas:
1ª) Para Presidente: Arnildo A. Stein
1º Vice Presidente: Bruno Schroeder
2º Vice Presidente: Pedro G. Cereser
2ª) Para Presidente: Arnildo A. Stein
1º Vice Presidente: Pedro G. Cereser
2º Vice Presidente: Bruno Schroeder
3ª) Para Presidente: Edgar A. Thomas
1º Vice Presidente: Miron P. Beck
2º Vice Presidente: Bruno Schroeder
4ª) Para Presidente: Dr. Salin Jorge Cecin
1º Vice Presidente: Bruno Schroeder
2º Vice Presidente: Miron P. Beck
Votantes: 13 conselheiros presentes.
Resultado: Presidente Arnildo A. Stein com 13 votos
1º Vice Presidente: Pedro G. Cereser com 11 votos
2º Vice Presidente: Bruno Schroeder com 08 votos.
Obs: “Falando em nome dos jogadores, o atleta Olívio José Casali, agradeceu a boa e incansável diretoria que ora entrega o cargo, pelo bom entendimento com todos os jogadores, dando também felicitações à nova diretoria”.
Primeira Divisão de Profissionais FGF: Ata nº 43 da Assembléia Geral Extraordinária realizada aos 27 de janeiro de 1969, às 21 horas, nas dependências do Mage Hotel. Sócios presentes em número de quatorze (14), o Presidente sr. Anildo A. Stein, atendendo competente Edital, com a seguinte Ordem do Dia: a) Ingresso ou não para a Primeira Divisão de Profissionais e outros assuntos de interesse social. Em discussão e após acalorados debates entre os participantes manifestando os seus pontos de vista, entre prós e contras, foi posto em votação. Escolhidos os escrutinadores que foram os senhores Marcelino Cassol e Hugo Schardong, os mesmos apresentaram os seguintes resultados: oito (8) votos favoráveis ao ingresso na Primeira Divisão de Profissionais; três (3) votos pela permanência no amadorismo e três (3) votos em branco. O Estatuto Social, sofreu alterações e após breve debate, foi aprovada a nova redação do parágrafo 1º do Art. 1º dos Estatutos Sociais que passará a ter a seguinte redação: “O Clube, no desporto de futebol de campo, adotará os sistemas denominados Amador e Profissional, e nos demais ramos somente o amadorismo, incentivando de preferência, o amadorismo”.

1970 –
Presidente o sr. Ronaldo F. Wendland (Ata nº 48 de 02/03/70)
: “De ordem do sr. Presidente, ficou acertado para o dia 19/03/70, no Estádio Municipal, para a abertura oficial da temporada e posse festiva da nova diretoria, quando na ocasião será comemorado com uma rodada de chope entre a diretoria e os jogadores”.
Ata nº 51 de 24/03/70, por indicação do sr Edvino Schardong e aprovada pelos sócios, foi dado o título de Sócio Benemérito ao Dr. Décio Antônio Erpen, Juiz de Direito da Comarca de Três de Maio.
Ata nº 52 de 27/05/70 – A assembléia autorizou o Botafogo E.C. a ingressar na Divisão de Ascenso da FGF.

1979 – O Botal nº34, realizado no estádio da Baixada, no mês de maio de 1979, fora vencido pelo Botafogo por quatro (4) tentos contra um (1). Três (3) gols do Bota, foram de autoria do ponteiro esquerdo Vicente, que ficou marcado na história dos clássicos, como o único jogador a conquistar essa façanha.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1980 – TRI CAMPEÃO ESTADUAL AMADOR DO RS, em Marau. Presidente: Nery S. Jahn, (licenciado), assumindo como Presidente interino, o Vice Presidente eleito, Jorge Luiz Wachter. Treinador: Camilo Dionízio Kehrvald.

1985 – TETRA CAMPEÃO ESTADUAL AMADOR DO RS – INVICTO, em ivoti. Presidente: José Freddo Neto. Treinador: Ademir Dahlen, vulgo Estufado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1986 –
Ata nº 94 de 06/02/1986: “nas dependências do Frigorífico Schardong, nesta cidade, reuniu-se a diretoria do Botafogo E.C., para deliberar sobre o seguinte assunto: Ingresso do clube na Segunda Divisão de Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul. O sr. Presidente José Freddo Neto, usou da palavra e salientou que o nosso clube possui potencial e estrutura suficientes para fazer boa figura no certame, desde que fossem tomadas algumas metas indispensáveis como base para alcançar esse objetivo, tais como, responsabilidade, esforço, trabalho e humildade por parte de todos os dirigentes. Diante do exposto, todos foram unânimes em abraçar a sua parcela de esforços para o devido sucesso do clube e aceitaram o desafio”.


1987 –
Participação no Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão. Presidente: José Freddo Neto

1988 –
Participação no Campeonato Gaúcho da Divisão Especial da FGF. Presidente: Miron P. Beck.

1989 –

Participação no Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão da FGF. Presidente: Miron P. Beck.

1990 –

Participação no Campeonato da Segunda Divisão de Profissionais do RS e liderança da sua chave. O Presidente sr. Clóvis E. Tomasi, na época assim se expressou: “Estes resultados superaram as expectativas não só da direção, bem como dos torcedores em geral, devido a nova filosofia implantada nos trabalhos da Direção de Futebol, a qual tem por objetivo valorizar, o quanto possível, os jogadores “Prata da Casa”. O Diretor de Futebol Profissional era o sr. Ademir Dahlen, e este assunto foi extraído da ata nº 106/90.
1991 –

Participação na Copa Aneron Correa de Oliveira e no Campeonato da 1ª Divisão de Profissionais no ano de 1991. Treinador: Canhotinho. Presidente: Clóvis E. Tomasi. Ata nº 108 de 15/07/91.
1992 –

Ata nº 110 de 06/01/92. Fusão dos dois grandes clubes de Três de Maio, e criação da Associação Tresmaiense de Futebol, conforme acordo dos senhores conselheiros selada em 13 de janeiro de 1992, com duração mínima de 2 anos: 13/01/92 à 13/01/94. Presidente sr. Astor Alfredo Beck e Vice Presidente sr. Ademir Carlos Dahlen.
1993 –
Ata nº 111 de 27/11/93 – Aprovada a continuação das atividades da ATE por mais dois (2) anos em 13/01/94 à 12/01/96.
Foram reeleitos para Presidente e Vice Presidente, respectivamente, os senhores Astor Alfredo Beck, e Ademir Carlos Dahlen.
1996 -

Criação da 1ª Escolinha de Futebol Amador do Botafogo E.C. cfe. Ata nº 119/96. Idade 7 a 12 anos. Responsável professor Omar Klein. A abertura aconteceu no dia 20 de abril de 1996, às 14 horas no Estádio Estrelão de propriedade do Botafogo E.C. Presidente Clóvis Eduardo Tomasi.

ATUAL DIRETORIA do Botafogo Esporte Clube, cfe ata nº 145 de 02/02/2008 Exercício 2008/2010:
Presidente: Dr. Clóvis Eduardo Tomasi
1º Vice Presidente: Almir Zimmermann
2º Vice Presidente: Airton Huppes
1º Secretário: Hélio Cassol
2º Secretário: Sadi Nereu Ribeiro
1º Tesoureiro: Moacir Antônio Dalberto
2º Tesoureiro: Irineo Isidoro Classmann
Diretores de Esportes: Luiz Pereira
Argemiro Machado Pereira
Diretores Técnicos: Guido José Cassol
Marcos Rodrigo Cassol
Guarda Esportes: Adão Martinelli
Conselho Fiscal: Dr. Alex Eickhoff
Laudemir Lampert
Leandro Eickhoff
Conselho Fiscal Suplentes: Cleiton Roberto Depner
Ademir Silva
Luiz Augusto Manjabosco

  ©Template by Dicas Blogger.